quinta-feira, 18 de abril de 2013

A BÍBLIA SAGRADA



Então Judá, aproximando-se dele, disse: “Rogo-te, meu senhor, permite que teu servo faça ouvir uma palavra aos ouvidos de meu senhor, sem que tua cólera se inflame contra teu servo, pois tu és como o próprio Faraó! Meu senhor havia feito esta pergunta a seus servos: ‘Tendes ainda pai ou um irmão?’E respondemos a meu senhor: ‘Nós temos o velho pai e um irmão mais novo, que lhe nasceu na velhice; morreu o irmão deste, ele ficou sendo o único filho de sua mãe e nosso pai o ama!’ Então disseste a teus servos: ‘Trazei-mo, para que ponha meus olhos sobre ele; se ele deixar .’ Nós respondemos a meu senhor: ‘O menino não pode deixar seu pai;ele deixar seu pai, este morrerá.’ Mas insististe junto a teus servos: ‘Se vosso irmão mais novo não descer convosco, não sereis mais admitidos em minha presença.’ Quando, pois, retornamos à casa de teu servo, meu pai, nós lhe relatamos , nós lhe relatamos as palavras de meu senhor. E quando nosso pai disse: ‘Voltai para comprar um pouco de víveres para nós,’ respondemos: ‘Não podemos descer. Não desceremos, a não ser que venha conosco nosso irmão mais novo, porque não será possível sermos admitidos à presença daquele homem sem que nosso irmão mais novo esteja conosco.’ Então teu servo, meu pai, nos disse: ‘Vós bem sabeis que minha mulher só me deu dois filhos: um me deixou e eu disse: foi despedaçado! E não o vi mais até hoje. Se tirardes ainda este de junto de mim, e lhe suceder alguma desgraça, na aflição faríeis descer minhas cãs ao Xeol.’ Agora, se eu chego à casa de teu servo, meu pai sem que esteja comigo o rapaz cuja alma está ligada à alma dele, logo que vir que o rapaz não esteja conosco ele morrerá, e teus servos na aflição terão feito descer ao Xeol as cãs de teu servo, nosso pai. E teu servo se tornou responsável pelo rapaz pelo rapaz junto de meu pai, nestes termos: ‘Se eu não to restituir, serei culpado para com meu pai durante toda a minha vida.’ Agora, que teu servo fique como escravo de meu senhor no lugar do rapaz, e que este volte com seus irmãos. Como poderia eu retornar à casa de meu pai sem ter comigo o rapaz? Não quero ver a infelicidade que se abaterá sobre meu pai.”


Gn 44, 18-34