segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

OS INCONFIDENTES



CARTA DO PE. JOSÉ S. O.  ROLIM A DOMINGOS A. VIEIRA;

Tejuco, 30-03-1789

Senhor Domingos de Abreu Vieira.

Meu saudoso e prezado amigo do coração: três cartas lhe escrevi de caminho, e agora o faço depois da minha chegada a este arraial; entrei de noite e há 15 dias que nele me acho; ainda não saí à rua, esperando que Brandão dê parte sucinta para que conheçam a minha humildade e susto, para menos ser perseguido, em tudo observando as determinações do nosso amigo, de quem espero escudo para rebater todos os acontecimentos, ajudado por Vossa Mercê, como meu bom Mecenas. Achei a meu Pai cheio de gostos pela minha presença e  eu lhe fiz certas as grandes obrigações que devo a Vossa Mercê, as quais nunca terei meio de as gratificar, e só de as confessar. Na ocasião que Brandão der parte a Sua Excelência, e eu o hei de saber e hei de fazer muito para que ela vá à mão daquele Senhor, na mesma ocasião farei a ele e a Vossa Mercê certos, para lhe darem providências para o meu descanso. Na segunda semana de páscoa faço despedir daqui  os meus escravos com as bestas para o transporte de Vossa Mercê; e quando, por algum incidente, Vossa Mercê não possa sair logo, detenha-os por todo o tempo com o senhor. Mande-me notícias de seu compadre José, a quem não escrevo por pensar estará ainda no Rio; sobre uma recomendação do dito, não há dúvida: haverá um grande contentamento  e vontade etc.

Ponha-me na lembrança dos senhores Pintos, Antônio e Francisco, e Joaquim José Vieira, e de toda a sua família a quem eu sou tão obrigado.

Vossa Mercê aqui me tem pronto às suas determinações para tudo quanto for da sua vontade; protestando-lhe ser por todos dias da minha vida,

de Vossa Mercê,

Amigo de coração muito saudoso e obrigadíssimo


José da Silva e Oliveira Rolim

Tejuco, 30 de março de 1789.

No verso:

Recebida em 25 de abril,
Do Reverendo José da Silva e Oliveira Rolim.
Respondida em 2 de maio.

Nós, abaixo assinados, reconhecemos a firma abaixo ser feita pelo próprio punho do Reverendo Padre José da Silva e Oliveira Rolim, pelo pleno conhecimento que temos de sua letra e sinal, e sendo necessário o juramos aos Santos Evangelhos. Vila Rica, 15 de junho de 1789.

Francisco Antônio Rebelo
Joaquim José de Carvalho

Reconheço a letra e firmas supra do Tenente-Coronel Francisco Antônio Rebelo, e Capitão Joaquim José de Carvalho pelas próprias, por as ter visto fazer na minha presença, do que dou fé. Vila Rica, 15 de junho de 1789.

José Caetano César Manitti