quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GR



Zé Bebelo, prisioneiro, submetido a julgamento, arenga como guerreiro medieval: “... Altas artes que agradeço, senhor chefe Joca Ramiro, este sincero julgamento, esta bizarria... Agradeço sem temor de medo nenhum, nem agências de adulação! Eu, José, Zé Bebelo, é meu nome: José Rebelo Adro Antunes! Tataravô meu Francisco Vizeu Antunes — foi capitão-de-cavalos... Demarco idade de quarenta-e-um anos, sou filho legitimado de José Ribamar Pacheco Antunes e Maria Deolinda Rebelo; e nasci na bondosa vila mateira do Carmo da Confusão...”  (...) “Agradeço os que por mim bem falaram e puniram... Vou depor. Vim para o Norte, pois vim, com guerra e gastos, à frente de meus homens, minha guerra... Sou crescido, valente, contra homens valentes quis dar o combate. Não está certo? Meu exemplo, em nomes, foram estes: Joca Ramiro, Joãozinho Bem-Bem, Sõ Candelário... e tantos outros afamados chefes, uns aqui presentes, outros que não estão...” E mais para o fim, usa o termo próprio, a expressão
medieval: “Mas, homem sou, de altas cortesias”.


M. Cavalcanti Proença
Trilhas no Grande Sertão
Os Cadernos de Cultura 114.
MEC. Departamento de Imprensa Nacional
Rio de Janeiro, RJ. 1958.