segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A BÍBLIA SAGRADA



Jacó, vendo que havia mantimentos à venda no Egito, disse a seus filhos: “Por que estais aí a olhar uns para os outros? Eu soube,” disse-lhes, “que há mantimentos para vender no Egito. Descei e comprai mantimento para nós, a fim de que vivamos e não morramos.” Os dez dos irmãos de José desceram, pois, ao Egito para comprar trigo. Quanto a Benjamim, o irmão de José, Jacó não o enviou com os outros: “Não convém”, disse para consigo, “que lhe suceda alguma desgraça.”

Foram, pois, os filhos de Israel comprar mantimento misturados com outros forasteiros, porque a fome assolava a terra de Canaã. José — ele tinha autoridade na terra— era quem vendia o mantimento a todo o povo da terra. Os irmãos de José chegaram e se prostraram diante dele,  com a face por terra. Logo que José viu seus irmãos ele os reconheceu, mas fingiu ser estrangeiro para eles e lhes falou duramente. Perguntou-lhes: “De onde vindes?” E eles responderam: “Da terra de Canaã, para comprar os víveres.”

Assim José reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram. José se lembrou dos sonhos que tivera  seu respeito e lhes disse: “Vós sois espiões! É para reconhecer os pontos fracos da terra que viestes. .” Eles protestaram: “Não, meu senhor! Teus servos vieram para comprar víveres. Somos todos filhos de um mesmo homem, somos sinceros, teus servos não são espiões.” Mas ele lhes disse: “Não! Foi para ver os pontos fracos da terra que viestes.” Eles responderam: “Teus servos eram doze irmãos, nós somos filhos de um mesmo homem, na terra de Canaã: o mais novo está agora com nosso pai ee há um que não mais existe.” José retomou: “É como eu vos disse:  vós sois espiões! Eis como sereis provados: pela vida do Faraó, não partireis daqui sem que primeiro venha o vosso irmão mais novo! Enviai um de vós para buscar vosso irmão; os demais ficam prisioneiros. Provareis vossas palavras e se verá se a verdade está convosco ou não. Se não, pela vida do Faraó, sois espiões.”  E pôs a todos na prisão por três dias.

No terceiro dia, José lhes disse: “Eis o que fareis para ter salva a vida, pois eu temo a Deus: se sois sinceros, que um de vossos irmãos fique detido na vossa prisão; quanto aos demais, parti levando o mantimento de que vossas famílias necessitam. Trazei-me vosso irmão mais novo: assim vossas serão verificadas e não morrereis.” — Assim fizeram eles. — Eles disseram uns aos outros: “Em verdade, expiamos o que fizemos a nosso irmão: vimos a aflição de sua alma, quando ele nos pedia graça, e não o ouvimos. Por isso nos veio esta aflição.” Ruben lhes respondeu: “Não vos disse para cometerdes falta contra o menino? Mas vós não me ouvistes e eis que se nos pede conta de seu sangue.” Eles não sabiam que José os compreendia, porque, entre José e eles estava o intérprete. Então se afastou deles e chorou. Depois voltou para eles e lhes falou; tomou dentre eles a Simeão e o algemou sob seus olhos.


Gn 42, 1-24