quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A BÍBLIA SAGRADA



O conselho agradou ao Faraó e a todos os seus oficiais e o Faraó disse a seus oficiais: “Encontraremos um homem como este, em quem esteja o espírito de Deus?” Então o Faraó disse a José: “Visto que Deus te fez saber tudo isso, não há ninguém tão inteligente e sábio. Tu serás o administrador do meu palácio e todo o meu povo se conformará às tuas ordens, só no trono te precederei.” O Faraó disse a José: “Vê: eu te estabeleço sobre toda a terra do Egito,” e o Faraó tirou o anel de sua mão e o colocou na mão de José, e o revestiu com vestes de linho fino e lhe pôs no pescoço o colar de ouro. Ele o fez subir sobre o melhor carro que havia depois do seu, e gritava-se diante dele “Abrec” Assim foi ele preposto a toda a terra do Egito.

O Faraó disse a José: “Eu sou o Faraó, mas sem tua permissão ninguém erguerá a mão ou o pé em toda a terra do Egito.” E o Faraó impôs a José o nome de Safanet-Fanec, e lhe deu como mulher Asenet, filha de Putifar, sacerdote de On. E José saiu a percorrer o Egito.

José tinha trinta anos quando se apresentou diante do Faraó, rei do Egito, e José deixou a presença do Faraó e percorreu toda a terra do Egito. Durante os sete anos de abundância a terra produziu copiosamente e ele reuniu todos os víveres dos sete anos em que houve abundância na terra do Egito e depositou os víveres nas cidades, colocando em cada cidade os víveres dos campos vizinhos. José armazenou o trigo como a areia do mar, em tal quantidade que se renunciou a medi-lo, pois isso ultrapassava toda a medida.


Gn 41, 37- 49