quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PERDERAM O SENSO DO RIDÍCULO


Não considero o Sr. Genoino um herói nacional. O Sr. Genoino participou da guerrilha do Araguaia e, fato não muito bem explicado até hoje, sobreviveu de modo a aparecer lépido e alegrinho sobre um dos caminhões das paradas gueis de S. Paulo, ao lado da eterna populista (no verdadeiro sentido da palavra) Sra. Marta Suplicy. Além disto, é sempre bom lembrar, o Sr. Genoino era, no Congresso, um dos mais ternos amiguinhos do ex-ministro Jarbas Passarinho, aquele que mandou a ética às favas.

Pois bem, leio no Globo de hoje que um bando de supostos artistas e intelectuais enviou ao STF carta de apoio ao referido Sr. Genoino, chamando-o de herói do povo brasileiro. Não penso como os supostos artistas e intelectuais. O Sr. Genoino não lutava pela reimplantação da democracia destruída pela ditadura resultante do golpe ianque-eclesiástico-empresarial-militar de 1964. Lutava, isto sim, pela substituição da ditadura dita militar por outra ditadura muito mais feroz e muito mais fracassada do que a ditadura brasileira. Heróis da redemocratização foram Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Theotônio Vilela e inúmeros outros que enfrentaram os cães de ACM e levantaram o país nos memoráveis comícios das Diretas-já. Genoino queria era outra ditadurazinha, pelo modelo chinês, parece, ditadurazinha que os próprios chineses iriam repelir dentro em pouco, substituindo-a por uma espécie de regime capital-escravocrata, que levou o país às alturas, quase, da mais forte potência escravo-colonial-capitalista.

Agora, vêm os tais “artistas” e “intelectuais” pedir ao STF que suspenda as penalidades a que o Sr. Genoino fez jus pelas suas manobras pouco católicas à frente do petê. Bem, em primeiro lugar, os únicos brasileiros que considero “artista” e/ou “intelectual” são Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge de Lima e Cruz e Sousa. O resto é bagaço, que se faz de intelectual por ter obtido um posto de professor universitário, sabe lá Deus como, como é habitual aqui no Brasil, ou fez um filme de categoria brasileira, que ninguém suporta ver.

Antes de finalizar, gostaria de lembrar que nem era necessária tal providência, pois o STF, petista de carteirinha (com as devidas e poucas exceções), já estava providenciando  a fuga do sr. Genoino do presídio em que iria ser encerrado (a que preço, isto é, quanto custou, ainda não se sabe, e talvez nunca se venha a saber).

Encerrando agora, e com o principal: Estes “artistas” e “intelequituais” fariam uma carta destas para o preto e pobre que roubou, por fome, um pão da padaria, e que vai ser jogado numa única sala com 300 outros presos, além de torturado, estuprado, sem advogado, sem que nenhum dos “intelequituais” (o Brasil não tem nenhum Nobel...) perdesse o sono por isso ? O que vocês acham, fariam?