domingo, 10 de fevereiro de 2013

A BÍBLIA SAGRADA



Mas a fome assolava a terra e quando eles acabaram de comer o mantimento que trouxeram do Egito, disse-lhes seu pai:”Retornai e comprai um pouco de víveres para nós.” Judá lhe respondeu: “Aquele homem nos advertiu expressamente: ‘Mão sereis admitidos em minha presença, a menos que vosso irmão esteja convosco.’ Se estás preparado para deixar nosso irmão partir conosco, desceremos  e compraremos víveres para ti; mas se não o deixas partir, não desceremos, pois o homem nos disse: ‘Não sereis admitidos em minha presença, a menos que vosso irmão esteja convosco.’” Israel disse: “Por que me fizestes este mal dizendo àquele homem que tínheis ainda um irmão?” —  hm,” responderam eles, “perguntou sobre nós e nossa família, indagando : ‘Vosso pai ainda vive? Tendes um irmão,?’ e nós respondemos às suas perguntas. Podíamos  nós saber que ele diria: ‘Trazei vosso irmão’?” Então Judá disse a seu pai Israel: “Deixa ir comigo o menino.Vamos, ponhamo-nos a caminho, para conservarmos a vida e não morrermos, nós, tu conosco e os nossos filhos. Eu me torno responsável por ele, a mim pedirás conta dele; se me suceder de não to restituir e não trazêe-lo diante de teus olhos, serei culpado durante toda a minha vida. Se não nos tivéssemos demorado tanto, já estaríamos de volta pela segunda vez!”

Então seu pai Israel lhes disse: “Se é necessário, fazei assim: tomai em vossas bagagens os melhores produtos da terra para levardes como presente a esse homem, um pouco de bálsamo e um pouco de mel, alcatira e ládano, pistácias e amêndoas. Tomai convosco uma segunda quantia de dinheiro e levai de volta o dinheiro que foi posto na boca de vossas sacas de trigo: talvez tenha sido um descuido. Tomai vosso irmão e parti, retornai para junto desse homem. Que EL Shaddai vos faça encontrar misericórdia junto desse homem e que ele vos deixe trazer vosso outro irmão e Benjamim. Quanto a mim, que eu perca meus filhos, se os devo perder!”     
                            
         
Gn, 43, 1-14