sexta-feira, 28 de junho de 2013

A ARMADILHA


A armadilha, como a chamaram os jornais, em que caiu e morreu um jovem trabalhador, além de várias outras quedas com conseqüências hospitalares diversas, é uma prova contundente da inteligência dos atuais engenheiros brasileiros.

Vejo isto como conseqüência do estudo exclusivo de matemática, esta inimiga da formação integral ― lembrem-se da atitude do pai de Pascal ― e é, portanto, um elemento altamente burrificador.

Sou a favor da retirada da matéria do currículo dos estudos normais de segundo grau. Que ela vá para os cursos exclusivamente técnicos e para os cursos de engenharia.

Mais um pouco de humanismo e vidas preciosas talvez fossem salvas.

Talvez fosse bom lembrar aqui que nunca tiveram nenhuma importância para a minha vida a trigonometria e os mil e um teoremas com que me torturaram durante o meu ensino médio. Costumam dizer que o estudo de semelhante estupidez faz o aluno ficar mais inteligente. É um mito idêntico ao do xadrez. As pessoas se esquecem de que quem joga muito xadrez fica ótimo em xadrez...


(Do livro que gostaria de escrever ― Heterodoxias – Ensaios Heréticos)