A armadilha, como a chamaram os
jornais, em que caiu e morreu um jovem trabalhador, além de várias outras
quedas com conseqüências hospitalares diversas, é uma prova contundente da
inteligência dos atuais engenheiros brasileiros.
Vejo isto como conseqüência do
estudo exclusivo de matemática, esta inimiga da formação integral ― lembrem-se
da atitude do pai de Pascal ― e é, portanto, um elemento altamente
burrificador.
Sou a favor da retirada da
matéria do currículo dos estudos normais de segundo grau. Que ela vá para os
cursos exclusivamente técnicos e para os cursos de engenharia.
Mais um pouco de humanismo e
vidas preciosas talvez fossem salvas.
Talvez fosse bom lembrar aqui que
nunca tiveram nenhuma importância para a minha vida a trigonometria e os mil e um
teoremas com que me torturaram durante o meu ensino médio. Costumam dizer que o
estudo de semelhante estupidez faz o aluno ficar mais inteligente. É um mito idêntico
ao do xadrez. As pessoas se esquecem de que quem joga muito xadrez fica ótimo
em xadrez...
(Do livro que gostaria de
escrever ― Heterodoxias – Ensaios Heréticos)