quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MINAS GERAIS


OURO PRETO

Tem 35 ruas e 5 largos.

A camara municipal possue os seguintes predios: uma casa de dous andares em que celebra suas sessões, a do mercado e matadouro.

Seu povo é docil, pacifico, amante da instrução, bem civilizado e hospitaleiro.

A cidade é guarnecida por um batalhão de linha, e outro de policia, que não se acham completos, e por isso não chegão para as necessidades diarias, tanto que a guarda nacional presta sempre um contingente pago pelos cofres provinciaes.

Está provida de escolas publicas de primeiras letras para ambos os sexos e de aulas de latim, francez, inglez, mathematicas, geografia, historia e filosofia, e todas actualmente funccionão.

A musica é ensinada por habeis professores particulares, e esta parte das bellas-artes tem chegado a um grande desenvolvimento; são poucos os ouro-pretanos que não conhecem alguma cousa de musica, e por isso existem dous grandes coros, um composto mais de amadores, e outro que forma a banda do corpo policial, que dizem ser uma das melhores em seu genero.

É notavel a habilidade das Sras ouro-pretanas para o piano e canto, algumas conhecemos habeis cantoras e pianistas. Conta-se na cidade cerca de 50 pianos mais ou menos bons.

Comquanto o commercio não seja muito animado, contudo existem muitos negócios de fazenda secca, molhadas e uma infinidade de pequenas tabernas de generos da terra; sendo notavel o não haver quebras.

As ruas são mal calçadas, e isto é devido em grande parte a falta de bons operarios e material próprio, porque a pedra existente nem toda é prestavel, , e os habeis operarios não chegão para os trabalhos particulares.

Existe essa tarefa entregue aos forçados a galés, que além de não serem profissionais, por nenhum estimulo são guiados a procurar a perfeição.

O clima de Ouro-Preto é saudavel; muitas molestias que fazem maior estrago são devidas antes a estravagancias e falta de hygiene do que á influencia athmospherica.

As mais communs são: as siphiliticas, obstrucções de figado, lesões de coração, e diarrhéas; isto quanto ás chronicas; pleurizes, pneumonias, anginas, phleugmas, gastrosas interites, apoplexias, e outras agudas, que affectão com maior ou menor intensidade nas mudanças das estações (em Abril e Novembro).

O Dr. Nogueira, a quem nos referimos a este respeito, disse o seguinte: “Ve-se que este paiz é no geral saudável, e não tem, para assim dizer, um só mal que seja endêmico; e se seus habitantes podessem obter todas as condicções hygienicas necessarias  para conservação da saude, e não se expozessem de proposito (o que lhes era bem possivel em muitos casos) podiamos ter muito menor numero de obitos.”
Paramos aqui e voltaremos á materia para o anno que vem.
Presidente da Provincia.
Conselheiro João Chrispinianno Soares, Official da Rosa, Palacio, rua Nova.

Almanaque Mineiro
editado em Ouro Preto em 1864.
(Respeitada a ortografia da época.)